breve-brevíssimo ou aquele morre-não-morre

Na iminência do incêndio, o inominável já está à espreita. Uma precisão de dar vida a um que toca, machuca. E lá vai o demônio... embaixo da mesa, na ponta dos dedos, pelas costas, beiço colado ao ouvido esquerdo. De mãos dadas com o diabo, vou ao caminho de Deus. Re-bento. Antes de Maria cerzir as próprias fissuras, o batismo é consumado – a obra já nasce benzida pelo coxo. Fruto de vosso ventre maldito e da maldade de escrever. Ficamos assim: Deus é o significado, o diabo, o significante.

terça-feira, 2 de novembro de 2004

 

Flashs, Recortes ou Lapsos para uma Consciência Fragmentária


“Você gosta de homem?”
E foi assim que a menina rompeu o silêncio. Direta, inocente, curiosa, transparente. Era de se esperar. Esse tipo de indagação sempre surge nos momentos mais improváveis, nas épocas mais curiosas. "Deus é mesmo um cara gozador", ela deve ter pensado ao ouvir isso. E, depois de proferir dantescos urros e ofensas ao Homem, tratou de pensar em algo para responder à menina, tentando fazer tudo isso de forma natural, é claro. Enquanto codificava um raciocínio aparentemente complexo para que uma explicação plausível chegasse até a menina, mil imagens nasciam na mente. Espasmos céleres que se alternavam para a representação de um movimento, de uma trajetória. Como um filme, um musical. Sim, aqui é tudo muito surreal, baby.

“O velho Deus inventa a guerra...”
Nietszche ainda me paga, esse libriano safado, esse herege filho-da-puta. Me fez cristã em um mês: convicta. E ainda se fosse só isso... O maldito foi além: esfregou a Perfeição na minha cara, fez vir à tona meus mistérios lingüísticos, meus traumas barrocos. Tudo isso ao som das melodias catárticas e epifâncias. Zombou dos meus medos mais intrínsecos, humilhou minha consciência mais mascarada. Niet, essa contradição personificada, repleta de recalques, frustrações e doença: Niet é o barroco sem precedentes: a dialética precípua: o demônio anunciador, o anjo terminal: Niet é como o teólogo que tanto abomina: categórico, julgando-se superior à toda corja ínfima, o resto. Afinal, o resto é só humanidade...

“A Ética é uma vaca!”
O aforismo alegórico gritado fez sentido aqui dentro. Foi lançado com força - era um seta de direção premeditada -, veio destruindo tudo que estivesse no caminho, insano por chegar logo ao seu destino, por atingir seu objetivo e abrir a ferida. É que vocês precisam compreender um ponto importante. Dado o humor negro de Deus, as coincidências (as eternas malditas coincidências) são apenas frutos de um cotidiano surrealista, prole prosaica que encontra refúgio em vidas fadadas a serem líricas e, óbvio, surreais. Deus surge nas indiretas, no implícito, em cada silêncio perfeito, em cada amor infinito, em cada átimo sarcástico e em todo detalhe que significa tudo. Aqui, a banalidade é encarada como meio para o contato com o sagrado, ou seja, a epifania. E daí que aconteceu que Ele me mandou mais essa. Toma, idiota. Por que, afinal, o que é a Ética? Essa minha musa, esse meu algoz, essa minha Vaca.

“Mas eu não eu busco ser inovador. Eu sou.”
Uhhhh... Contundente. Perfeito: odeio falsa modéstia. Ele é mesmo tão barroco quanto eu. Um anjo caído, um anjo-prostituto, um anjo-cão... o meu anjo. Mas eu conto o que sucedeu após o comentário. Em seguida: soltei uma risadinha irônica, dessas que zombam de uma aparente pretensão. Ele não entendeu, ficou em silêncio. Ser inovador, excêntrico, maldito. E afirmar que se é tudo isso! Perfeito! Fiquei com a frase na cabeça, admirando o seu tom egocêntrico, sacana e também a coragem, a autoconfiança, mesmo que nada disso remetesse àquela figura singela. Dias depois, por telefone, foi solucionado o mal-entendido. Ele quis dizer que não buscava ser inovador, e sim que simplesmente era ele mesmo, inovador ou não. A oração "Eu sou" já encerra seu próprio sentido completo de ser. Simplesmente.

Comentários:
Dani, aqui é a Iza. Postei a mensagem como anônimo, pois esse sistema de comentário do seu blog é muito louco... E só consegui porque você me ajudou. Gostaria de dizer que adoro seus textos. Você escreve muito bem e, ainda por cima, é muito engraçada. Torço muito pela sua felicidade e muito abrigada por toda a ajuda que você sempre me oferece nos meus momentos de loucura :)
Continue postando textos legais... Você é demais...
 
Eu não gosto deste blog.
 
Duvido.
 
Niet é apenas um belo observador. Lembro-me muito bem do dia em que eu e Schopenhauer fumávamos ópio lendo algum Upanishad quando Niet chegou, cheirando a haxixe, dizendo que no século XXI o Paraguai produziria as melhores safras de Yahweh herb. Quando ele percebeu que não estava fazendo sentido, endireitou o corpo, pingou um colírio e só então deixou claro: "Eu sou o melhor, mesmo chapado". Foi então que Schopenhauer compreendeu (e começou a escrever) o mundo como vontade e representação.
 
(Pú said)
O improvável é o mais belo mistério da conduta do mundo. Nietzsche era um cara que apostou no improvável mas premeditou suas apostas na nulidade cristã. Equivocado e precipitado sob alguns aspectos mas revelador e transparente em outros, admito. Barroco, epifânico e fulgaz como certa companheira que estimo. Desdobro-me para compreendê-los, desfaço-me e refaço-me para partilhar do sempre mutante mundo de ambos e admito: ADORO essa infinita busca inexorável pelo conhecido de facetas desconhecidas.
 
[Doni]
É por isso que gosto e admiro tanto essa companheira.
Lindo, Pú. Linda Pú.
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

outubro 2004   novembro 2004   dezembro 2004   fevereiro 2005   março 2005   abril 2005   maio 2005   agosto 2005   outubro 2005   janeiro 2006   maio 2006   agosto 2006   janeiro 2007   dezembro 2007   fevereiro 2009   janeiro 2010  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]